Caiaqueiros de Tapes já navegam na grande expedição pela lagoa

Redação Online

 Fotos: Bira Costa

Caiaqueiros irão percorrer pouco mais de 600 quilômetros a remo por toda a Lagoa dos Patos. Expedição Mar de Dentro deve durar até 20 dias.

Canoagem TapesOs três caiaqueiros tapenses, Cristiano (Rolo) Berger, Micael Dias e João Carlos (Cigano), partiram pouco depois das 8h da manhã desta terça-feira (1º) de março, da Praia da Santinha de Navegantes, ao lado da Vila dos Pescadores, para cumprirem uma longa jornada, na Expedição Mar de Dentro, quando irão navegar, pouco mais de 600 quilômetros por toda a Lagoa dos Patos.

Eles foram abençoados, literalmente, na largada, pela calmaria da laguna, além de um belo amanhecer, que os guiará, neste primeiro dia, até o município de Arambaré, dentro do planejamento do grupo. Antes, eles param para o almoço no Pontal Dona Helena.

Apoios e patrocínios

Com apoio de empresas locais e da região, como Supermercado Dietrich, Serigrafia MBL, Ótica Itati, Japur Fitness, Cutelaria D´Ávila, Aquárius Restaurante e Petiscaria, Multi Construção Naval, Ratotapes e Mesquita Aluguel de caiaques e stand up, a destemida aventura visa, sobre tudo, registrar os pontos mais bonitos que a laguna tem, e o Portal Online Comunicações irá acompanhar essa aventura, que somente foi realizada, no passado, por uma dupla de canoístas da Capital, sem um registro oficial.

Sendo naturais de Tapes, esta expedição será inédita e, segundo Rolo Berger, faz também uma homenagem a maior lagoa doce do mundo.

A Expedição Mar de Dentro, está sendo projetada e organizada desde 2015. Na partida, que contou com a presença de caiaqueiros da cidade, que prestaram apoio ao trio, os tapenses irão passar por cerca de oito cidades, afora aqueles pontos onde há somente o contato com a natureza, até mesmo, o sinal de celular é nulo.

O roteiro

As cidades que estão no trajeto da expedição são: Arambaré, São Lourenço do Sul, Pelotas, Rio Grande, São José do Norte, Mostardas, Palmares, Itapuã(Viamão), Foz do Rio Guaíba e retornam a Tapes.

A Expedição Mar de Dentro deve durar até 20 dias, efetivamente. Rolo explica que deverão ser consideradas as condições do tempo na Laguna, que variam de uma hora para outra.

Em seus caiaques, cada um levará kit em mantimentos para acampar, se alimentar, com produtos enlatados, massas, biscoitos, frutas e água, cada um com até 30kg.

Dentro do planejado, estes mantimentos, embarcados nos caiaques devem durar até seis a sete dias, devendo ser reabastecidos, nas cidades próximas.

A Expedição Mar de Dentro será acompanhada, exclusivamente, pelo Portal Online Comunicações, que contará os avanços do trio de aventureiros, através de notas, fotos e vídeos.

Tags: Canoagem, Expedição Mar de Dentro, Lagoa dos Patos, online, Tapes

Comentários

Pablo Grigoletti em 01/03/2016 14:30:49
Em janeiro de 2015, fizemos a volta na Lagoa dos Patos... Eu, Pablo Grigoletti, e o amigo Anderson Cardoso. Eu sou de Pelotas e Anderson é de Cristal. Está tudo documentado com fotos e vídeos de cada dia no blog http://www.ummilhaodemetros.blogspot.com... Abraços e boa remada aos amigos tapenses.
Emilio Petry Oppitz em 01/03/2016 12:03:46
Com certeza estes bravos caiaqueiros de Tquecapes farão uma viagem espetacular.
A Lagoa dos Patos tem locais maravilhosos e desconhecidos da população em geral, abertos somente às pessoas que se dispõem a singrar suas águas em uma aventura que, tenho certeza, será inesquecível.
Parabéns pela iniciativa.

Enviar comentário

voltar para Tapes

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||