Campanha do Agasalho 2019 já arrecadou mais do que o dobro da ação anterior

Texto: Ana Paola Dala Barba/Ascom Defesa Civil/Edição: Patrícia Specht/Secom/foto: Felipe Dalla Valle

agasalhosA Campanha do Agasalho 2019 já recebeu a doação de 576.485 mil peças de roupas, calçados e itens de cama, mesa e banho nas nove regionais da Defesa Civil no Estado desde o início da campanha, em 9 de maio. 

O total arrecadado nestes 40 dias de ação representa mais do que o dobro do volume coletado durante toda a campanha do ano passado, que contabilizou a doação de 267.199 peças. A campanha deste ano ainda não tem data de encerramento. 

Na Central de Doações, em Porto Alegre, já foram reunidos 89 mil itens; no interior, 487 mil peças de roupas e calçados.

Até o momento, Serra e Planalto são as regiões com o maior número de doações. 

Depois de um processo de triagem, o material é destinado a instituições beneficentes e prefeituras gaúchas. Onze entidades e 34 municípios já foram contemplados.

No interior do Estado, a triagem e a distribuição são realizadas nos próprios municípios.

Atualmente, 41 prefeituras e 52 entidades assistenciais estão na fila aguardando doações. As peças arrecadadas serão destinadas a pessoas carentes em situação de vulnerabilidade social, idosos e vítimas de enchentes.

A Campanha do Agasalho do Estado foi lançada no início de maio, cerca de um mês antes dos anos anteriores, para que fosse possível fazer a distribuição de forma antecipada. A ideia é atender aos pedidos antes do período de frio mais acentuado.

A prioridade desta edição são as roupas infantis – tanto de bebês como de crianças maiores –, que têm sido consideradas o ponto fraco da arrecadação. Também podem ser doados cobertores, artigos de cama, mesa e banho, calçados, meias, produtos de higiene e limpeza, além de alimentos não perecíveis e cestas básicas. As peças encaminhadas precisam estar limpas e em bom estado.

A parceria com o aplicativo 99 Pop é outra novidade da edição 2019 para auxiliar no transporte das roupas e alimentos até os pontos de coleta. Ao utilizar o código “agasalho99” no serviço de viagens particulares, o usuário receberá um desconto de 20% nas corridas de ida e volta até o local de entrega da doação.

 

Campanha agasalho logomarca
Total arrecadado em cinco semanas

Roupas adultas: 434.016 unidades
Roupas infantis: 94.372 unidades
Calçados adultos (maior que nº 35): 26.696 pares
Calçados infantis (menor que nº 34): 9.499 pares
Itens de cama, mesa e banho: 11.607 unidades

 

Onde doar

Quem for assistir aos jogos do Brasil em telões no Anfiteatro Pôr do Sol, onde está montada a estrutura da Arena N° 1, pode levar peças de roupas e contribuir com a campanha. Na entrada do evento, a equipe da Defesa Civil receberá as doações.

PROGRAMAÇÃO

18/6 (terça) – transmissão do jogo Brasil x Venezuela
Horário do evento na Arena N° 1:  16h à meia-noite
Show: Gabriel Farias e Rodrigo

22/6 (sábado)  – transmissão de Brasil x Peru
Horário do evento na Arena N° 1: 14h às 22h
Show: Chimarruts

Outros pontos de coleta:

– Central de Doações da Defesa Civil do RS (av. Borges de Medeiros, 1.501, térreo – Centro Administrativo do Estado, bairro Praia de Belas, Porto Alegre)

– Edifício-sede do Daer (av. Borges de Medeiros, 1.555, bairro Praia de Belas, Porto Alegre), assim como nas superintendências regionais

– Todos os quartéis da Brigada Militar e do Corpo de Bombeiros

– Coordenadorias regionais da Defesa Civil: Porto Alegre, Santa Maria, Pelotas, Santo Ângelo, Uruguaiana, Caxias do Sul, Passo Fundo, Lajeado e Frederico Westphalen

– Supermercados Zaffari (36 pontos de coleta)

– Farmácias São João (267 pontos de coleta)

– Unidades do SescRS (66 pontos de coleta)

– Praças de pedágio da EGR

Parceiros da Campanha do Agasalho 2019: 99 Pop, Fecomércio-RS, SescRS, Sindilojas Porto Alegre, Sindifisco-RS, Icatu Seguros, Rio Grande Seguros e Previdência, Panvel Farmácias, GM, Zaffari, Farmácias São João e Assosíndicos-RS.

 

Tags: Campanha de Agasalhos, Assistência Social, Governo do Estado, online, Tapes

Enviar comentário

voltar para Social

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||