Rafael Fernandes é pré-candidato a prefeito pelo PSB/Tapes

Publicado por Bira Costa em 22/02/2015 às 11h23

Redação Online

Foto: arquivo/Online

Rafael Fernandes candidato a prefeito de TapesO Diretório Municipal do Partido Socialista Brasileiro (PSB) de Tapes realizou, neste mês de fevereiro, uma reunião ordinária com seus filiados e simpatizantes.

O encontro discutiu o Planejamento Estratégico do Partido para o período 2015-2016 e contou com extenso debate sobre como o PSB irá se organizar para enfrentar os desafios até o próximo pleito municipal.

Segundo o presidente do partido, Rafael Fernandes, o PSB tem uma Resolução Política e de Organização aprovada em dois Congressos, realizados em 2013 e, em 2014, e que agora coube ao Partido avaliar quais as ações colocaria em prática para desenvolver o que está projetado.

“O PSB tem como objetivo priorizar a construção de um movimento político, mais amplo que o próprio Partido, que possa aproximar as pessoas do debate de ideias sobre a nossa cidade, então será natural que a sociedade exija um governo à altura deste desafio”, argumentou o dirigente político.

De acordo com Fernandes, com este amplo diálogo com diversos setores, o PSB construirá um projeto para Tapes, baseado numa reforma administrativa que garantirá a eficiência dos serviços públicos e a melhoria da infraestrutura da cidade.

Ele acredita que a partir disso será possível recuperar e devolver a capacidade de investimento perdida pelas últimas administrações e, o mais importante, realizará o planejamento estratégico do desenvolvimento das diferentes áreas, com forte engajamento da população, através de um processo de participação popular efetiva em todos os espaços de governo (Governança Cidadã).

Rafael Fernandes disse ainda que mediante esta linha política abrirá a possibilidade de assembleias de moradores discutirem o orçamento, os investimentos, as obras, a qualidade dos serviços de saúde, de educação, a geração de empregos: ”enfim todas as ações da Prefeitura. Queremos governar com o povo e não apenas para o povo", sinaliza.

Pré-candidatura lançada tem Rafael como primeiro nome oficial

Dentre as discussões sobre organização partidária, surgiu à proposta de lançamento imediato de uma pré-candidatura a Prefeito, fato que parte da Direção considerou precipitado.

Após intenso debate, foi decidido por unanimidade que o consultor ambiental, Rafael Fernandes será o pré-candidato dos socialistas.

Com isso o PSB é o primeiro partido de Tapes a definir seu pré-candidato a Prefeito, um ano e meio antes do período das Convenções Eleitorais e passa a discutir seu Projeto para a Cidade tendo uma referência de quem será o interlocutor destas propostas junto aos eleitores nas eleições municipais.

Rumos estratégicos e avaliações políticas

Antes da reunião circulou entre os membros do Diretório Municipal um questionário que incluiu algumas questões-chave sobre organização e estratégia partidária.

Nele os membros do PSB, sem a necessidade de identificação, demonstraram que 88% entendem que o PSB deve lançar candidato próprio a Prefeito e uma chapa de candidatos a vereador e 12% que deve lançar somente candidatos a vereador e apoiar um candidato a Prefeito de outra sigla.

Entre os candidatos possíveis, 70% citaram o presidente do PSB, Rafael Fernandes, e os outros citados foram: Julio Wandan, Luiz Namur (Mano), Marcus Vinícius (este filiado ao PP) e a Vereadora Evânia (do PTB).

Em outra pergunta, sobre os partidos que o PSB poderia fazer coligação em Tapes em 2016, 26% disseram preferir o PTB, 17%, o PT, 13%, o PP, 13%, o PCdoB, 13%, o PSOL, 8%, o PMDB, 4% o DEM, 4%, o PTN e, 0% optaram por PRB, PR, PDT, PSDB e Solidariedade. 

Tags: online, Prefeito, PSB/Tapes, Rafael Fernandes, Tapes

Enviar comentário

voltar para Política

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||