Atividades da Assembleia Legislativa na semana de 26 a 30 de março

Publicado por bira costa em 26/03/2018 às 09h10

Olga Arnt - MTE 14323 | Agência de Notícias - 14:45-23/03/2018 - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Vinicius Reis

assembleiaMesmo com o feriado de Páscoa, a Assembleia Legislativa terá uma agenda intensa no decorrer da próxima semana.

Estão previstas a realização de três audiências públicas no Interior do Estado e uma na Capital, além de mais uma sessão de oitivas na CPI das Empresas Seguradoras Veiculares.

Além disso, estão previstas votações na terça e também na quarta-feira (28) para viabilizar a apreciação de projetos de autoria de parlamentares.

Há até agora 54 propostas, apresentadas pelos deputados, aptadas a entrarem na Ordem do Dia do Poder Legislativo.

A agenda cultural do Parlamento gaúcho também está movimentada. A temporada 2018 do Projeto Sarau do Solar terá início na quarta-feira com o espetáculo Canto Pras Deusas, em alusão ao Mês da Mulher.

No mesmo dia, acontece o lançamento da 11ª edição da Revista Estudos Legislativos, com enfoque em questões de gênero.

Estão previstas ainda duas exposições fotográficas, ambas relacionadas à defesa dos direitos das mulheres.

Confira a programação completa da semana

SEGUNDA-FEIRA (26)

Comissões

A Comissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Jeferson Fernandes (PT), promove audiência pública para tratar da violência contra mulheres travestis e transexuais no Rio Grande do Sul. A iniciativa é do presidente do órgão parlamentar, atendendo pedido da organização não governamental Outra Visão LGBT, Associação dos Travestis e Transexuais do Rio Grande do Sul e Nuance – Grupo pela Livre Expressão Sexual. O encontro acontece às 14h, na Sala da Convergência Adão Pretto, no térreo, da Assembleia Legislativa.

A Comissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP), realiza audiência pública sobre a “Matriz Produtiva do Biogestor – Fator de Sustentabilidade, Desenvolvimento Regional e Energia”, na Univates, Lajeado. A iniciativa, que acontece às 14h no auditório do Prédio 11 da instituição, é da deputada Zilá Breitenbach (PSDB).

A Comissão de Segurança e Serviços Públicos, presidida pelo deputado Catarina Paladini (PSB), promove audiência pública para debater a segurança pública nos municípios de Mata, Toropi, São Pedro do Sul, São Vicente do Sul e Jari. Proposto pelo deputado Valdeci Oliveira (PT), o encontro acontece às 14h, no CTG Canela da Tradição, rua 15 de novembro, 240, em Mata.

A Comissão Especial de Combate à Obesidade Infanto-juvenil no Rio Grande do Sul, presidida pelo deputado Maurício Dziedricki (PTB), realiza audiência pública às 19h, na Câmara de Vereadores de Gravataí, para tratar dos reflexos da obesidade na infância e adolescência na saúde pública.

A CPI das Empresas Seguradoras Veiculares, presidida pelo deputado Enio Bacci (PDT), realiza reunião às 16h na sala Maurício Cardoso, 4º andar. Estão previstas as oitivas de Liliamar Pestana Marques Gomes e Liliane Virgínia Permeggiane, diretoras da empresa Pestana Leilões, e do presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros do Rio Grande do Sul, Ricardo Pansera.

Escola do Legislativo

A Escola do Legislativo promove encontro temático com a participação da psicóloga Nara Girotto para abordar os efeitos das relações interpessoais nas dinâmicas de trabalho às 14h, na sua sala de aula, 2º andar do prédio anexo.

Exposições

Instalação da exposição fotográfica em homenagem aos 25 anos da organização não governamental Themis Gênero, Justiça e Direitos Humanos no saguão de entrada do Palácio Farroupilha.

Até 28 de março, a sala JB Scalco, do Solar dos Câmara recebe a exposição fotográfica “Cada Mulher é Única”, de Beatriz Donelli. A visitação da mostra, composta de 12 fotografias, é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30.

TERÇA-FEIRA (27)

Comissões

A Comissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado Eduardo Loureiro (PDT), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Sarmento Leite, no 3º andar. Na pauta, há dois requerimentos, de autoria do presidente do órgão legislativo, para realização de audiências públicas sobre a qualidade da telefonia móvel no município de Itaqui e o quadro de insegurança jurídica gerado pela divergência de decisões judiciais em ações propostas pelos servidores públicos efetivos contra os municípios, em decorrência da vacância de cargo público pela aposentadoria pelo Regime Geral de Previdência Social.

A Comissão de Constituição e Justiça, presidida pelo deputado Vilmar Zanchin (PMDB), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Maurício Cardoso, no 4º andar. Na Ordem do Dia, há 29 matérias com pedidos de preferência para votação.

A Comissão de Educação, Cultura, Desporto, Ciência e Tecnologia, presidida pelo deputado Gilberto Capoani (PMDB), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Salzano Vieira da Cunha, no 3º andar. No período dos Assuntos Gerais, um grupo de professores de universidades e institutos federais analisarão a importância e o risco de retirada da língua espanhola do currículo das escolas públicas.

Reunião da Mesa

Às 10h, reúne-se a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa na sala da Presidência. Às 11h30, no mesmo local, os líderes de bancada se reúnem para definir a pauta de votação da semana.

Sessão Plenária

Às 14h, no Plenário 20 de Setembro, acontece a sessão ordinária. O período do Grande Expediente será ocupado pela deputada Liziane Bayer (PSB), que homenageará os 70 anos da fundação da Sociedade Bíblica do Brasil.

A sessão será transmitida ao vivo pela TVAL, pelo canal 16 da NET, canal aberto 61.2, pelo portal www.al.rs.gov.br/tvassembleia; também pela Rádio AL  www.al.rs.gov.br/radioassembleia  e pelo Facebook.

Procuradoria da Mulher

A Procuradoria Especial da Mulher da Assembleia Legislativa, coordenada pela deputada Manuela d” Àvila (PCdoB), promove a abertura oficial da exposição em homenagem aos 25 anos da organização não governamental Themis Gênero, Justiça e Direitos Humanos no saguão de entrada do Palácio Farroupilha, às 17h. Em seguida, ocorre bate-papo entre o público, fundadoras da entidade e promotoras populares, na Sala da Convergência Adão Pretto, térreo do Palácio Farroupilha.

QUARTA-FEIRA (28)

Presidência

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marlon Santos (PDT), recebe o presidente da Agência Estadual de Regulação dos Serviços Públicos Delegados do Rio Grande do Sul (Agergs), Isidoro Zorzi, às 10h30, na sala da Presidência do Legislativo. Veja a agenda completa da Presidência aqui: http://www2.al.rs.gov.br/presidencia/default.aspx

Sessão Plenária

Às 14h, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão ordinária. O período do Grande Expediente Especial será ocupado pelo deputado Tarcísio Zimmermann (PT), que prestará homenagem ao cinquentenário do Teatro de Arena.

A sessão será transmitida ao vivo pela TVAL, pelo canal 16 da NET, canal aberto 61.2, pelo portal www.al.rs.gov.br/tvassembleia; também pela Rádio AL  www.al.rs.gov.br/radioassembleia  e pelo Facebook.

Escola do Legislativo

A Escola do Legislativo realiza o lançamento da Revista Estudos Legislativos 2017, às 18h, no Vestíbulo Nobre do Palácio Farroupilha. A publicação destaca nesta sua 11ª edição questões relacionada ao gênero. A atividade integra às comemorações do Mês da Mulher.

Sarau do Solar

Após o lançamento da revista, acontece o Sarau Especial Mês da Mulher com a participação das cantoras Anaadi, Camila Toledo e Marietti Fialho. O espetáculo intitulado Canto Pras Deusas abre a temporada 2018 de shows do Projeto Sarau do Solar. O evento acontece às 19h na Esplanada da Assembleia Legislativa. Caso chova, será transferido para o Teatro Dante Barone.

Feira Orgânica

Toda a quarta-feira, das 12h às 19h, ocorre feira de produtos orgânicos ao lado da entrada principal da Assembleia Legislativa.

QUINTA-FEIRA (29)

De acordo com a Resolução 1.524/2017 da Mesa Diretora, só haverá expediente matutino na Assembleia Legislativa.

SEXTA-FEIRA (30)

De acordo com a Resolução 1.524/2017 da Mesa Diretora, não haverá expediente na Assembleia Legislativa.

* Com informações fornecidas pelos gabinetes e assessorias. Programação sujeita a alterações.

Tags: Assembleia Legislativa, Deputados, Legislativo, online, Tapes

Enviar comentário

voltar para Política

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||