Atividades da Assembleia Legislativa na semana de 19 a 24 de março

Publicado por bira costa em 18/03/2018 às 11h39

Letícia Rodrigues - MTE 9373 | Agência de Notícias - Edição: Sheyla Scardoelli - MTE 6727 - Foto: Vinicius Reis

assembleia

Atividades da 2ª Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down do RS e do Mês da Mulher 2018 são algumas das que estão programadas para a semana de 19 a 24 de março no Parlamento gaúcho.

Também estão previstas homenagens, em plenário, aos 96 anos do Partido Comunista do Brasil e ao trabalho social das igrejas nos presídios e centros de recuperação de drogadição. 

A 2ª Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down do RS, instituída por lei proposta pelo deputado Eduardo Loureiro (PDT), terá atividades no Palácio Farroupilha, em outros locais da capital e também em Santo Ângelo, Novo Hamburgo, Caxias do Sul, Gravataí, Pelotas, São Gabriel, São Leopoldo, Bagé, Dois Irmãos, entre outras cidades.

A abertura será na tarde desta segunda-feira (19), no Plenarinho da AL, e o encerramento no domingo (25), com uma caminhada no Brique da Redenção. Confira a programação completa em www.facebook.com/SemanaConscientizacaoDown2018

Já a programação alusiva ao Mês da Mulher 2018, organizada pela Procuradoria Especial da Mulher da AL, segue na quinta-feira (22), com o seminário “Educação sem preconceitos” no Teatro Dante Barone. A programação do evento pode ser conferida em https://www.facebook.com/events/837259339809879/

Também estão previstas homenagens durante os períodos do Grande Expediente das sessões plenárias da semana. Na terça (20), o deputado Sérgio Peres (PRB) destaca o trabalho social das igrejas nos presídios e centros de recuperação de drogadição do RS e, na quarta-feira (21), o deputado Juliano Roso (PCdoB) manifesta-se sobre os 96 anos de seu partido. 

Confira a programação completa da semana 

SEGUNDA-FEIRA (19) Semana de Conscientização sobre a Síndrome de DownÀs 13h30, ocorre a solenidade de abertura da 2ª Semana de Conscientização sobre a Síndrome de Down do RS na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), no 3º andar. Na cerimônia, haverá apresentação da declamadora Laura Kuhn, de Espumoso. Às 14h, também no Plenarinho, ocorre o debate "Direito, Autonomia e Inclusão - Nós Podemos, Nós Queremos” - Direitos, Autonomia e Inclusão". Serão palestrantes o deputado Eduardo Loureiro (PDT); Roque Bakif da Faders, Liliane Pastoriz do Ministério Público do RS; e Vinícius Streda. Às 16h30, no hall de entrada do Palácio Farroupilha, ocorre a abertura da exposição “Tirinhas do Dauzito – A arte a serviços da inclusão”, de Elitan David. Na cerimônia, haverá apresentação da violinista Florença Sanfelice. A mostra pode ser visitada, até o dia 23 de março, das 8h30 às 18h30. 

Escola da Legislativo

A Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan realiza um bate-papo sobre fotografia com os fotógrafos da Casa Luiz Antônio Guerreiro e Vinícius Reis. Às 14h, na sala de aula da Escola do Legislativo, no 2º andar do Prédio Anexo. ExposiçãoAté 28 de março, a sala JB Scalco, do Solar dos Câmara recebe a exposição fotográfica “Cada Mulher é Única”, de Beatriz Donelli. A visitação da mostra, composta de 12 fotografias, é de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 18h30. 

TERÇA-FEIRA (20) ComissõesComissão de Assuntos Municipais, presidida pelo deputado Eduardo Loureiro (PDT), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Sarmento Leite, no 3º andar. Reunião da MesaÀs 10h, reúne-se a Mesa Diretora da Assembleia Legislativa na sala da Presidência. Sessão PlenáriaÀs 14h, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão ordinária. O período do Grande Expediente será ocupado pelo deputado Sérgio Peres (PRB), que prestará homenagem ao trabalho social das igrejas nos presídios e nos centros de recuperação de drogadição do RS. Por deliberação dos líderes, não haverá votações na sessão, pois parlamentares estarão fora do RS participando de missões oficiais. A sessão será transmitida ao vivo pela TVAL, pelo canal 16 da NET, canal aberto 61.2, pelo portal www.al.rs.gov.br/tvassembleia; também pela Rádio AL  www.al.rs.gov.br/radioassembleia  e pelo Facebook. 

QUARTA-FEIRA (21) ComissõesComissão de Cidadania e Direitos Humanos, presidida pelo deputado Jeferson Fernandes (PT), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Salzano Vieira da Cunha, no 3º andar. No período de Assuntos Gerais, haverá a apresentação do projeto Papo de Responsa pelo Departamento Estadual da Criança e do Adolescente (Deca). A Comissão de Economia, Desenvolvimento Sustentável e do Turismo, presidida pelo deputado Adilson Troca (PSDB), realiza reunião ordinária, às 9h, na sala Alberto Pasqualini, no 4º andar. A Comissão de Saúde e Meio Ambiente, presidida pelo deputado Altemir Tortelli (PT), realiza audiência pública às 10h, na sala João Neves da Fontoura (Plenarinho), no 3º andar. Por proposição do deputado Zé Nunes, será discutida a mortandade de bagres no litoral gaúcho. A Comissão Parlamentar de Inquérito das Seguradoras Veiculares, presidida pelo deputado Enio Bacci (PDT), realiza reunião às 13h, na sala Sarmento Leite, 3º andar. Devem ser apreciados requerimentos para oitivas e para a prorrogação da CPI. Sessão PlenáriaÀs 14h, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão ordinária. O período do Grande Expediente Especial será ocupado pelo deputado Juliano Roso (PCdoB), que irá homenagear os 96 anos do Partido Comunista do Brasil. A sessão será transmitida ao vivo pela TVAL, pelo canal 16 da NET, canal aberto 61.2, pelo portal www.al.rs.gov.br/tvassembleia; também pela Rádio AL  www.al.rs.gov.br/radioassembleia  e pelo Facebook. Feira OrgânicaToda a quarta-feira, das 12h às 19h, ocorre feira de produtos orgânicos ao lado da entrada principal da Assembleia Legislativa. 

QUINTA-FEIRA (22) ComissõesComissão de Agricultura, Pecuária e Cooperativismo, presidida pelo deputado Adolfo Brito (PP), realiza reunião ordinária, às 9h, na sala José Lutzemberger, no 4º andar. A Comissão de Finanças, Planejamento, Fiscalização e Controle, presidida pelo deputado Luis Augusto Lara (PTB), realiza reunião ordinária às 9h, na sala Alberto Pasqualini, no 4º andar. Sessão PlenáriaÀs 14h, no Plenário 20 de Setembro, realiza-se sessão ordinária. O período do Grande Expediente deve ser ocupado pela deputada Silvana Covatti (PP). A sessão será transmitida ao vivo pela TVAL, pelo canal 16 da NET, canal aberto 61.2, pelo portal www.al.rs.gov.br/tvassembleia; também pela Rádio AL  www.al.rs.gov.br/radioassembleia  e pelo Facebook. 

Semana de Conscientização sobre a Síndrome de DownA partir das 9h, ocorre a roda de conversa “Mercado de trabalho, como chegar lá” no Espaço da Convergência Deputado Adão Pretto, no térreo. Participam Elóide Marconi, pela Faders; Cristiane Lauer, analista de Serviço Social da empresa Herval; e Rafael Giguer, do Ministério Público do RS. Escola da LegislativoA Escola do Legislativo Deputado Romildo Bolzan, em conjunto com a Faculdade de Direito da Fundação Escola Superior do Ministério Público (FMP), promove o curso de extensão Direitos Humanos: história, sociedade e equidade de gênero. A aula inaugural será com Roger Raupp Rios, que abordará o tema Direitos Humanos: História, Sociedade e Equidade de Gênero. A atividade ocorre a partir das 9h, no auditório da FMP. Mês da MulherIntegrando as atividades do Mês da Mulher 2018, ocorre, a partir das 13h30, o seminário “Educação sem preconceitos” no Teatro Dante Barone. A atividade é promovida pela Procuradoria Especial da Mulher da AL. Confira a programação:

  • 13h45 – Abertura Bateria Ritmo da Luta (UJS Feminista - União da Juventude Socialista)
  • 14h – Mesa Mulheres Diversas com a médica Julia Rocha, a cantora e compositora Valéria Houston Barcellos, a ativista Silvia Aloia, a iyalorixá Sandrali de Campos Bueno, a escritora Amara Moira, a afrobetizadora e afroeducadora Patrícia Pereira e a integrante Movimento Brasileiro de Mulheres Cegas e com Baixa Visão Josiane França Santos. A mediação é da vice-presidente da União Brasileira de Mulheres de Porto Alegre, Luelen.
  • 16h15 - Apresentação do Gibi Lei Maria da Penha na Escola da Vida pela autora Silvana Conti 16h30 – Políticas Públicas e Experiências com as procuradoras especiais da Mulher da AL, deputada Manuela d’Ávila (PCdoB), e do Senado, senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB/AM); a pedagoga Jaqueline Moll e a representante da  Plan Brasil Viviana Santiago. A mediação é da vice-presidente Sul UBES, Gerusa Pena.

SEXTA-FEIRA (23) ComissõesComissão Especial de combate à obesidade infanto-juvenil do Estado, presidida pelo deputado Maurício Dziedricki (PTB), realiza audiência pública para discutir a obesidade na infância e adolescência e os reflexos na saúde pública. Às 19h, na Câmara de Vereadores de Torres. 

SÁBADO (24) ComissõesComissão Especial de combate à obesidade infanto-juvenil do Estado, presidida pelo deputado Maurício Dziedricki (PTB), realiza audiência pública às 10h, na Casa de Cultura Erico Veríssimo, em Capão da Canoa. Será debatida a obesidade na infância e adolescência e os reflexos na saúde pública.

* Com informações fornecidas pelos gabinetes e assessorias. Programação sujeita a alterações.

Tags: Assembleia Legislativa, Deputados, Legislativo, online, Tapes

Enviar comentário

voltar para Política

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||