Programa de Educação Ambiental capacita professores

Publicado por Bira Costa em 24/04/2015 às 09h56

Fonte: STE/Amanda Montagna

Gestão AmbientalA preservação do meio ambiente é um desafio que a sociedade atual deve compartilhar com as novas gerações.

Pensando nisso, a Gestão Ambiental (STE S.A.) da BR-116/RS informa e forma multiplicadores entre os mais diversos atores sociais.

Entre eles estão futuros educadores, jovens que enxergam na sala de aula um espaço de cidadania e de transformação da realidade.

Nesta quarta-feira (22/04), o Programa de Educação Ambiental (PEA) realizou atividade com cerca de 30 alunas do Curso Normal (Magistério) do Instituto Estadual de Educação Cônego Luiz Walter Hanquet, em Camaquã.

Novos encontros serão promovidos a fim de capacitá-las para atuação com estudantes das séries iniciais do ensino fundamental.

A abertura contou com uma apresentação do trabalho da Gestão Ambiental nas obras de duplicação da BR-116/RS – Guaíba a Pelotas.

A geógrafa do PEA, Ciane Fochesatto, falou sobre a caracterização ambiental da região e os cuidados implementados pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) nos meios físico, biótico e social.

Já a bióloga da equipe, Valéria Debom, fez o relato das experiências práticas realizada pela equipe em 66 escolas no entorno do empreendimento.

“O aprendizado da criança tem que ser prazeroso. É preciso trabalhar o lúdico, a informação e exemplos que façam parte da vida dela”, recomendou. Valéria ainda demonstrou algumas técnicas de contação de histórias envolvendo a temática ambiental.

Ao final, as estudantes do 3º ano receberam um manual de dinâmicas para sala de aula e hora do conto produzido pela equipe. O material será utilizado como base para a elaboração de atividades que a turma irá aplicar - com o auxílio das profissionais do PEA - em turmas da própria instituição.

Para Brenda de Oliveira Braga, de 16 anos, a proposta agrega conhecimento para o futuro. “Achei bem importante e proveitoso. Nos deu uma ótima base de ideias e técnicas que podem ser utilizadas em qualquer aula”, comentou.

DNIT e Acostadoce realizam capacitação em Arambaré

O Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), por meio da Gestão Ambiental (STE S.A) da BR-116/RS, e a Associação dos Municípios da Costa Doce (Acostadoce) realizam nesta sexta-feira, 24 de abril, o curso Processos de Degradação Associados às Estradas.STE

O evento ocorre das 14h às 17h, no Centro Cultural Inúbia – Rua José da Costa Lemos esquina com a Rua Carlos Bohne, no centro de Arambaré.

A atividade integra as ações do Programa de Apoio Técnico aos Municípios da Área de Influência das obras de duplicação da rodovia.

O engenheiro agrônomo da STE S.A., Lauro Bassi, abordará os temas erosão e o transporte de sedimentos; contaminação de cursos d’água;degradação da paisagem; comprometimento de dispositivos de drenagem e perda de recursos financeiros investidos. 

Certificados de participação serão entregues ao final do evento. O curso é direcionado aos técnicos das prefeituras dos municípios interceptados pelo empreendimento e integrantes da Acostadoce.

Categoria: Meio Ambiente
Tags: Arambaré, Gestão Ambiental, online, STE, Tapes

Enviar comentário

voltar para Notícias

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||