Corujão anuncia sua saída do Carnaval tapense

Publicado por Bira Costa em 17/02/2015 às 22h58

Redação Online/Exclusivo

Foto: Bira Costa/Online

Motivado por uma inconformidade quanto ao resultado do Carnaval, dirigentes informam que irão vender instrumentos e material da sede, que será fechado ainda este ano.

Cleusa e AndréApós o anúncio dos resultados do Carnaval em Tapes, nesta segunda-feira (16), ainda em clima de insatisfação e, provavelmente, de forma precipitada, a diretoria da Escola de Samba O Corujão anunciou que não irá mais desfilar no carnaval tapense pelos próximos cinco anos.

A maior reclamação da direção, que contaminou os ânimos dos componentes, em atos de protesto nas redes sociais, inclusive, e, na sequência, através de pronunciamentos no microfone da avenida, na noite da premiação das vencedoras, por parte da sua fundadora e ex-presidente, Cleusa Ventura, para com a organização do evento, está em possíveis erros e, nos critérios adotados pelos cinco jurados.

Os julgadores são do Centro de Estudos e Pesquisas de Tema-Enredo e Memória do Carnaval (CETE), empresa contratada para julgar o certame, que envolveu quatro escolas de samba: Apito de Ouro, Corujão, Acadêmicos do Arroio e Império da Zona Sul.

Cleusa Ventura foi enfática em tudo que disse e afirmou que sua entidade faz um importante trabalho social em prol de menores, no município.

Disse que a organização “desrespeitou” a entidade carnavalesca, julgando, por exemplo, sua bateria com apenas uma nota 9,5, mais pediu desculpas, pelo desabafo em público.

O presidente do Corujão, André Amaro da Silveira, ressaltou sua inconformidade para com o resultado, cravando que a decisão de não mais desfilarem em Tapes, “é irreversível”.

“Não desfilaremos mais e vamos procurar outras cidades que valorizem a entidade Corujão”, contestado pela reportagem informou que não irão entrar na justiça por conta deste fato.

“Isso é para tapar furo”

Silveira falou que o fato mais grave este ano foi à credibilidade com que o carnaval de Tapes pode sofrer com isso: “O mais grave é o vazamento das notas”, alegando o dirigente que a entrega de um papel um dia antes na sede da sua escola, dizia da diferença das notas entre Apito e Corujão, de apenas 0,1 (décimo de pontos).

Ele justificou que este material foi mostrado à Comissão do Carnaval, mais não foi levado em consideração, e acredita que o mesmo possa ter sido plantado de modo deliberado, devido à precisão da diferença final entre ambas as concorrentes.

Em entrevista, exclusiva, ao Portal Online, ainda na Avenida Assis Brasil, após deixar o desfile com os oito troféus ganhos, Cleusa Ventura reafirmou a indagação de que “O Corujão, não desfila mais em Tapes, devido à ‘falcatrua’ que houve esse ano.”

Continuou a dizer que, por mais de uma vez, já buscou a justiça para reverter situações como esta, sem sucesso. “Estou cansada de situações como essa (...)”. Colocou a dirigente da escola de samba que, muitas coisas ficaram sem uma clareza, citando a entrega do troféu de Mestre Sala e de Porta Bandeira, quando o Corujão recebeu a nota de 9,9, contra a nota 10 do Apito de Ouro.

Por fim, ela disse que a premiação, por exemplo, de estandarte de ouro, concedido a sua escola é somente entregue as escolas que, neste quesito, tiram a nota 10, quando os jurados escolhem destas melhores, o casal destaque, sendo que isso não foi o que ocorreu neste carnaval tapense.

“Não nos foi informado que nós e qualquer outra escola ganharíamos estandarte de ouro, estou sabendo disso só agora, estandarte é para quem tem nota 10, e, em nenhum outro lugar, é entregue para quem não tira nota 10: isso é para tapar furo.”  

Procuramos membros da Comissão do Carnaval em Tapes que informou que os troféus de estandarte de ouro serão entregues pela CETE, em evento, a ser confirmado, na Capital. A Comissão, por fim, acredita que a decisão dos dirigentes do Corujão de abandonar o carnaval seja fruto de “cabeça quente”.

ACESSE AS FOTOS DO DESFILE DO CORUJÃO NESTE LINK:

http://www.onlinecomunicacoes.com.br/galeria-fotos/carnaval-em-tapes-noite-de-domingo15-corujao-e-acad-arroio.html

 

Categoria: Geral
Tags: Carnaval 2015, Corujão, Desfiles Escolas Samba, online, Tapes

Enviar comentário

voltar para Notícias

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||