Prefeito Henrique Tavares de Guaíba faz balanço do governo

Fonte: Gazeta Centro Sul/Guaíba/Leandro André/Foto: Civa Silveira

guaibaO prefeito de Guaíba, Henrique Tavares, acompanhado pelo vice, Rogério Souza, e pela procuradora-geral do Município, Tânia Grigorieff, apresentou um balanço de sua administração nas duas gestões, com início em 2009 e que se encerra no dia 31 deste ano.

Obras Importantes

Com uma folha de rascunho na mão, Henrique Tavares fez um relato de suas ações, que contaram com recursos próprios e de repasses do Governo Federal, por meio de convênios. Ele iniciou citando as obras de drenagem na Zona Sul e na Vila Nova Guaíba, ressaltando que os investimentos, com recursos federais e contrapartida do Município, totalizando cerca de R$ 18 milhões, acabaram com as enchentes que castigavam os moradores daquelas regiões da Cidade a cada chuvarada.

As obras consideradas mais importantes continuaram sendo enumeradas pelo prefeito. Entre elas, o sistema de tratamento de esgoto, que abrange cerca de 40% da população, e que está concluído, aguardando apenas o licenciamento da Fepam para que comece a entrar em operação; a valorização da Orla, no Centro, com realocação do Camelódromo, criando o Centro Popular de Compras; a revitalização da Praça Gastão Leão, que passou a ser o principal local de eventos comunitários, assim como o Largo José Cláudio Machado.

Saúde

Na área da Saúde, Henrique destacou a construção do Hospital Municipal, que está concluído, restando abras extras exigidas posteriormente pela Vigilância Sanitária do Estado, como ampliação das redes de esgoto, elétrica, hidráulica e de gás, que serão executadas pela CMPC por meio de uma nova Parceria Público Privada (PPP), já aprovada pela Câmara Municipal. Esta nova parceria engloba ainda a pavimentação das ruas Vitório Casagrande, Rui Barbosa e João Batista Luzardo na Zona Sul. A previsão é de que a conclusão aconteça no primeiro semestre de 2017.

O prefeito citou a implantação de duas Unidades de Saúde da Família (USF), localizadas nas zonas Sul e Oeste, lembrando que os serviços incluem visitas de equipes de saúde nas residências em um trabalho preventivo.

Economia

Em relação aos investimentos, Tavares ressaltou a ampliação da CMPC Celulose Riograndense, o maior investimento privado do Rio Grande do Sul, bem como a PPP, que permitiu a modernização e implantação do sistema viário de boa parte da Cidade. Destacou que a empresa monitora os impactos ambientais.

O prefeito citou, também, a vinda da Mitsubishi, da Engebasa, do Atacado do Negrão, bem como as promessas de implantação, em 2017, da fábrica de caminhões da Foton e do Centro de Distribuição da Gefco para a importação e distribuição de veículos da Peugeot e Citroën.

Neste segmento, foi destacado ainda, o investimento no Distrito Industrial Municipal (BR-116), atraindo empresas como a B&B Química, a FASC empresa de testes de equipamentos elétricos, a Solarium Indústria de Pisos, a MVM Indústria de Revestimento Térmico; e a Élcana Indústria de Rafia em expansão das atividades.

Para o chefe do Executivo, a soma destes empreendimentos farão com que a arrecadação de ICMS de Guaíba passe da 15ª posição no ranking do Estado para a 7ª ou 8ª a partir de 2018.

Educação e Infraestrutura

Na área da Educação, o prefeito destacou o pagamento do Piso Nacional do Magistério aos professores; a construção de uma creche na Cohab, com recursos próprios, e outra no Parque 35, por meio do Programa ProInfância, do Governo Federal. As quatro creches restantes (ProInfância) não foram concluídas, porque a empresa MVC, contratada pela União, desistiu. O contrato foi cancelado e será aberta nova licitação para a conclusão dos prédios. A expectativa é de que isso aconteça em 2017. Henrique Tavares lembrou que o Município cumpre a legislação, oferecendo vagas para 100% das crianças na faixa de 4 e 5 anos de idade, citando o atendimento ao Plano Nacional de Educação e a criação do Plano Municipal de Educação.

 Sobre infraestrutura, destacou a pavimentação de 90 ruas, a construção dos viadutos na BR nos acessos a Cidade (Fátima e Cohab).

Turismo, Cultura e Esporte

No setor de Turismo, Cultura e Esporte, Henrique destacou a implantação do transporte hidroviário (parceria entre Estado e Município), que incentivou o turismo local. Citou o fortalecimento dos eventos culturais relacionados à história gaúcha.

No Esporte, enumerou a construção de canchas poliesportivas no Bairro São Jorge e no Pavilhão da Acigua (Coelhão); revitalização da Praça da Luz na Cohab; implantação de dez academias de ginástica ao ar livre, espalhadas pelos bairros; realização de aproximadamente 50 eventos anuais, nas mais diversas modalidades esportivas; construção do Skate Park Guaíba, no Parque da Juventude, sendo uma das melhores pistas públicas do Brasil; e a celebração de convênio com doze entidades esportivas, beneficiando aproximadamente 400 crianças em situação de vulnerabilidade social.

Funcionalismo

Em relação ao funcionalismo, o prefeito destacou a questão salarial, com pagamentos em dia; a criação do Estatuto do Servidor e do Plano de Carreira; a realização de oito concursos públicos, empregando 833 servidores; e a redução de 192 CCs para 90.

Mobilidade Urbana

Na Mobilidade Urbana, as ações mais importantes apontadas foram a regularização do serviço de transporte coletivo urbano por meio de licitação; regularização do serviço de linhas rurais; nova Lei de Transporte Escolar; início da criação do Plano de Mobilidade Urbana; e criação do Fundo e do Conselho de Mobilidade Urbana.

Henrique Tavares concluiu seu balanço citando a criação de uma Unidade de Conservação no Morro da Hidráulica, onde deverá ser implantado um Parque Ecológico, com recursos de contrapartida da obra de ampliação da CMPC; a aquisição de uma grande área para o descarte de material inerte (ecoponto) fora do perímetro urbano; a criação da Diretoria de Licenciamento Ambiental; a construção de um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), inaugurado este mês na Zona Sul. O empreendimento foi realizado com recursos de contrapartida social da Celulose Riograndense, por conta do financiamento contraído pelo BNDES para a ampliação da fábrica.

Os Números

No balanço apresentado à Imprensa, o Governo Henrique Tavares informou que foram investidos em Saúde 19,88% e em Educação 27,23% do Orçamento, acima do estabelecido em lei, de 15% e 25%, respectivamente.

O investimento em pessoal ficou dentro dos limites legais, sendo o menor índice de 47,94% da receita, em 2012, e o maior de 50,08%, em 2015.

 

 

Tags: online, Prefeito Henrique Tavares, Prefeitura de Guaíba, Prestação de contas, Tapes

Enviar comentário

voltar para Guaiba

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||