Guaíba cria a Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente

Texto e foto: Taylor Souza (PR)

guaibaNa manhã da terça-feira (10) aconteceu, na EMEF Santa Rita de Cássia, o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa da Criança e do Adolescente, que tem como Presidente o Vereador Juliano Ferreira (PR); Secretária a Vereadora Claudinha Jardim (DEM) e Relator o Vereador Manoel Eletricista (PPS).

Os demais parlamentares que compõe a frente são Jonas Xavier(PR), Alê Alves (PDT), Florindo Motorista (PSD), Bento do Bem (PMDB), Fernanda Garcia (PTB), Everton da Academia (PTB) e Miguel Crizel (SD).

A Frente teve a iniciativa de fazer seu Lançamento em uma escola, para poder falar diretamente com o público alvo dos trabalhos.

A equipe parlamentar em defesa da criança e do adolescente já vem se reunindo desde abril, sendo que uma das suas propostas de trabalho é de ir em todas as escolas do município, para ouvir dos alunos suas reivindicações e os Vereadores levarem as propostas ao Executivo, para que possa ser planejado as políticas públicas na área da saúde, esporte, cultura, trabalho e o auxílio no combate à violência, entre outros assuntos.

O ponto auge do evento foi quando dois representantes dos alunos (um menino e uma menina) pediram a palavra e cobraram mais dinamismo nas escolas, além de oportunidades no esporte, cultura, trabalho e mais respeito a todos.

Também estiveram presentes no lançamento, representando o Executivo Municipal, a Secretária de Educação, Virgínia Guimarães; Coordenadora do Conselho Tutelar, Ieda Lucas; Presidente do Comdica, Vera Tejada e a orientadora da Escola Santa Rita, Patrícia Lima.

Dr. Renan Pereira, em parceria com o Executivo, implementa importantes avanços na Saúde do Município

 Texto: McGiver Silveira

O Vereador e Presidente do Legislativo, Dr. Renan Pereira (PTB), propôs ao Executivo Municipal alguns avanços na saúde de nosso município, em parceria direta com o Prefeito José Sperotto e o Secretário de Saúde, Itamar Costa.guaiba

A primeira destas mudanças se dará através do Projeto de Lei nº 84/2017, que garante a todas as mulheres do Município de Guaíba que tiverem suspeita de neoplasia mamária a terem o direito de realizar mamografia para diagnóstico de câncer e, consequentemente, um rápido tratamento.

Este projeto foi aprovado por unanimidade na Sessão da Câmara da última terça-feira (10).

O próximo passo é aguardar o Prefeito sancionar, o que deverá acontecer em até 15 dias, para que o projeto torne-se Lei em nosso Município.

A segunda mudança se dará através da Indicação nº 593/2017, direcionada ao Secretário de Saúde.

O pedido é para que as mamografias sejam feitas até as 19h, de segunda a sexta-feira, facilitando o acesso ao exame para todas as pacientes que trabalham e têm dificuldade de realizá-lo até as 17h, como acontecia anteriormente.

Por fim, Dr. Renan Pereira fez a Indicação nº 599/2017, buscando terminar com as filas nas madrugadas para marcação de consultas em todas as unidades de saúde do Município. Nesta indicação, ele propõe que o agendamento seja realizado durante o dia, diretamente na unidade e sem filas na madrugada. Ao agendar a consulta, o paciente já receberá um cupom com a data e horário da consulta.

“Agradeço ao Prefeito Sperotto e ao Secretário Itamar, pois se não fosse o esforço, sensibilidade e determinação de ambos, nada disso seria possível”, declarou Dr. Renan Pereira.

 

Foto: Gustavo Gossen

 

Tags: Câmara de Guaíba, Criança e Adolescente, Guaiba, online, Tapes

Enviar comentário

voltar para Guaiba

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||