Fortalecimento da Uergs-Guaíba depende de cedência do Município

Fonte: Gazeta Centro Sul/Guaíba/foto: L.A

guaibaO Núcleo da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs) de Guaíba foi inaugurado há 15 anos.

Atualmente, 152 alunos cursam Engenharia de Computação em um imóvel do Município localizado na Estrada Santa Maria.

Além de qualificar a mão de obra da Região, a Universidade Estadual realiza constantes parcerias com escolas locais. 

A Uergs-Guaíba está submetendo para aprovação da Capes, dois projetos de mestrado: Mestrado Profissional em Ensino - qualificação de professores para Ensino de Ciências, Engenharias, Tecnologias e Matemática; e Mestrado Acadêmico em Computação. 

A Instituição de Ensino está participando ativamente da organização do Fórum de Educação Profissional e Superior, que acontecerá na Ulbra Guaíba de 2 a 4 de outubro. Detalhes no site: www.forumeducacao.com/

Projeto Drones na Agricultura

Recentemente, o Núcleo local teve aprovado, com financiamento Fapergs, o “Projeto Drones Aplicado a Agricultura de Precisão”, coordenado pela diretora Adriane Parraga, realizado pela equipe da Uergs de Guaíba em parceria com a UFSM e a UFRGS. 

O projeto consiste na aplicação de técnicas geoespaciais e sensores para identificar variações no campo e lidar com as informações captadas em imagens aéreas para melhorar a produtividade, analisar a biomassa, realizar contagem de mudas e detectar falhas na plantação. As centenas de imagens são armazenadas e é necessário processá-las para que sejam proveitosas à agricultura, como, por exemplo, dar apoio à aplicação de pesticidas ou irrigação a taxas variáveis.

Estão sendo realizadas inspeções em uma fazenda da UFRGS, localizada em Eldorado do Sul, 
onde acontecem estudos de variabilidade em culturas agrícolas. Os resultados deste estudo serão divulgados através de artigos publicados em anais de congressos e em revistas especializadas. A equipe de trabalho é multidisciplinar, incluindo pesquisadores da área de Engenharia Agronômica, Engenharia Elétrica, Engenharia da Computação e Sensoriamento Remoto. Para conferir o vídeo do projeto: https://vimeo.com/231974716

Equipe de Trabalho

Adriane Parraga – coordenadora; Clódis de Oliveira Andrades Filho; Celso Maciel da Costa; Dionísio Doering; Débora da Silva Motta Matos; Fabricia Damando; João Leonardo Fragoso; Leticia Vieira Guimarães. 

Aluno de Mestrado: Mirayr Raul Quadros de Souza; pós-doutorando: Thiago de Castilho Bertani.

Alunos de Graduação da Engenharia de Computação: Alleff Dymytry; Delvin Carvalho; Gabriel Kunz; João Gustavo Atkinson Amorim; Kenny Douglas Grzesczak; Lincoln Vinicius Schreiber; Lorenzo Leopoldino Ansolin; Lucas Ennes; Maike Ferreira Bressan; Mauricio Farias da Silva; Philippe Silveira; Rodrigo Schardong; e Victor Diehl. 

Sede da Uergs-Guaíba

O Núcleo da Uergs de Guaíba está localizado em um terreno que pertence ao município de Guaíba, na Estrada Santa Maria, que foi cedido ao DAER. Com a desativação do Órgão Estadual naquele imóvel, a Prefeitura reivindica a sua devolução. Sendo assim, a permanência da Universidade Estadual naquela sede depende da cedência do Município. O mesmo acontece com a Escola Estadual Profissionalizante Dr. Solon Tavares, que divide a área com a Uergs. 

O que diz o prefeito

“Em conversas com representante da Uergs, durante o primeiro semestre de 2017, expressei minha posição de não fazer movimento algum que pudesse atrapalhar o funcionamento tanto da Uergs quanto da Escola Dr. Solon Tavares, no espaço conhecido popularmente como área do DAER.

Nossa gestão, através da Secretaria Municipal de Educação, já solicitou ao Governo do Estado, inclusive, a ampliação das atividades da Escola Dr. Solon Tavares para que ela comece a atender também alunos de Ensino Médio, uma vez que jovens de bairros como Jardim dos Lagos, Bom Fim e Logradouro têm que fazer um deslocamento longo, normalmente, para escolas na Colina e no Centro, para realizar o Ensino Médio. 

O aproveitamento que a Prefeitura vai dar à área do DAER só vai ser definido quando o terreno voltar de direito ao Município. Certamente, iremos dialogar com as instituições de ensino que hoje ocupam parte daquele espaço quando isso ocorrer”. 

 

Tags: Ensino Superior, Guaiba, online, Tapes, Uergs

Enviar comentário

voltar para Guaiba

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||