Inter vence Gre-nal e levanta taça do Penta

Publicado por Bira Costa em 03/05/2015 às 22h18

Reportagem Online/Bira Costa do Beira-Rio

Foto: Fabiano do Amaral/Correio do Povo e Bira Costa/Online

Gre-nal 406O Gre-nal 406, que decidia o Campeonato Gaúcho 2015, no Beira-Rio, começou com mais uma marca da presença da torcida mista, a terceira experiência no RS, reunindo próximos a 2 mil pessoas.

O clima, dentro do estádio foi bastante vibrante, cordialidade entre torcidas, mas disputa em campo, por parte dos clubes à taça.

O Inter começou atacando pelo lado esquerdo de campo, enquanto o Grêmio se posicionou pela direita das cabines de imprensa.

A primeira movimentação ao ataque veio pelo Inter, com roubada de bola do tricolor.

A base das duas equipes seguiu a das últimas partidas, portanto, times praticamente titulares.

Logo aos 5 D´Ale armou para Sasha bater mastigado na zaga do tricolor, deixando a bola nas mãos de Groe.

O Inter que joga por uma vitória simples, para não correr o risco dos pênaltis, foi mais incisivo, desenvolvendo a mesma tática do Grêmio, no primeiro Gre-nal. Após um escanteio errado, o colorado saiu bem coma bola e, no campo tricolor, Valdívia sofre falta. Na cobrança, Rodrigo Dourado cabeceia e a bola bate no travessão, na sequencia, um desentendimento entre Ernando e a zaga do tricolor.

Velocidade e gol relâmpago colorado: Nilmar

Na falta sobre Valdivia, Felipe bastos recebe cartão amarelo. O gol colorado veio após o Inter envolver a zaga tricolor, com velocidade de Nilmar e Valdívia, na sobra Nilmar empurrou, aos 7 minutos para o fundo do gol gremista.

O Inter começa deixando o Grêmio estonteado. Em mais uma fulminante jogada, o Inter com Sasha dispara para o ataque, escorrega dentro da área do Grêmio, mas arma para o chute de perna direita de D´Alessandro, Groe espalma, o Inter perde o segundo gol em menos de 15 minutos de partida inicial.

O tricolor, com poucas oportunidades de gol, não consegui penetrar na área colorada. O sistema defensivo do colorado, destaque na competição conseguia conter as entradas do ataque gremista, com poucas faltas.

O segundo gol colorado: Valdívia

Desde o começo de jogo, Felipão era o único treinador a ficar de pé na área reservada, já Aguirre permanecia no banco. Aos 20, o Grêmio teve uma boa falta em seu favor. Felipe cobra e Alisson espalma, na sobra, mais um veloz contra-ataque colorado, que resultaria no segundo gol do Inter, com Nilmar e Valdívia colocando para o fundo das redes: Inter 2 x 0 Grêmio.

Esperando mais a aproximação gremista, o Inter reagia apenas na saída de bola do seu campo defensivo e, impondo a velocidade de seus atacantes conseguia atordoar o Grêmio, em mais uma destas jogadas, pela direita e, após com Valdívia, um novo chute de fora da área, mas a bola fica no canto direito de Marcelo Groe que afasta. Aos 30, o Grêmio já providenciou a sua primeira mudança, quando Felipão trocou Walace por Felipe Bastos, com cartão amarelo. Pouco antes, Sasha cruzou na área, mas Nilmar não alcançou para finalizar a gol.

O primeiro chute efetivo gremista veio só aos 34, com Luan, pra fora e altom do gol de Alisson. Mesmo atrás no placar, o Grêmio precisava reagir, para isso, além da mudança, fazia contra-ataques perigosos, com Giuliano, Douglas e Luan.

A segunda boa chegada do tricolor veio, novamente com Luan, pela direita, chutando de fora, mas cruzado com Alisson acompanhando a bola sair. Aos 38, a partida começou a receber vaia da torcida colorada, que via o Inter sofrer pressão gremista, mesmo diante da vantagem com dois gols.

Gol no final de partida gremista

Diego Aguirre já não ficava mais no banco de reservas e começou a orientar o seu time, pois observava o ligeiro crescimento gremista na partida. Mais uma triangulação do ataque do Inter, primeiro com Willian, driblando Marcelo Oliveira por duas vezes, sob aplausos, no cruzamento, D´Alessandro bate de primeira e rasteiro, nas mãos de Groe.

O modelo de jogo do colorado, de esperar o Grêmio atacar, até os 40, dava certo, embora as chegadas arriscadas gremistas. Antes de encerrar a partida, mais umas duas boas situações o Inter iria construir, com Valdívia e D´Alessandro.

Já pelo tricolor, um escanteio de Giuliano fez com que Alisson salva-se a pátria vermelha. Outras rápidas situações seriam criadas pelo visitante, sem sucesso, mas já nos acréscimos de dois minutos, quando Giuliano, conseguiu concluir a gol, no rebote, diminuindo o escore, Inter 2 x 1 Grêmio.

Para Maicon o Grêmio cedeu os 2 gols, mas deveria voltar mais atento no segundo tempo. Pelos lados do Inter, Nilmar disse que o gol sofrido deve servir de alerta e o time saber manter a vantagem.

Segundo tempo e mudanças táticasBeira-Rio

Para Giuliano, os erros gremistas foram decisivos, mas o gol no final do primeiro tempo “dá vida” ao grupo.

No tricolor, a segunda mudança, quando entrou Yuri Mamute, no lugar de Brian Rodriguez, já pelo Inter, saiu, por lesão na perna, Nilmar entrando Lisandro Lopes.

Em pouco menos de 3 minutos, o Grêmio conseguiu um escanteio e, nitidamente, mostrava-se mais agudo na partida: o empate seria favorável ao tricolor, assim, o esquema de jogo estava definido.

O segundo escanteio gremista, aos 5, resultou em falta sobre Dourado do Inter. Reagindo nos contra-ataques, a primeira bola para o colorado cobrar contra o tricolor, veio aos 6, com seguimento em escanteio, o primeiro do Inter.

O Grêmio, aos 9, já tinha três cobranças de escanteio e, agia mais ofensivamente. O Inter, mais uma vez, esperava para avançar nos contra-ataques, mas sofria perigos, até os 15 do segundo tempo.

Mais preocupado com o seu resultado, mesmo com vantagem, o Inter agia com cautela a fim de não incorrer em erro e sofrer o segundo gol, que levaria a partida para os pênaltis.

Nervosa, a torcida colorada começava a ficar aborrecida em ver que o seu time passava por momentos muito delicados na partida. Das arquibancadas, surtia gritos de apoio aos vermelhos. Aguirre pedia na beira do gramado para que seu time adiantasse a sua marcação, evitando desta forma as jogadas do tricolor que buscava o gol de empate.

Felipão, aos 25, fez a sua terceira troca, colocando Everton, no lugar de Douglas, já pelo colorado, Alex entraria no lugar de D´Ale, que recebera aplausos da torcida e trocou a faixa de capitão com seu colega.

Valdívia que mais uma vez envolvia a marcação tricolor sofre falta e, arruma cartão amarelo para o meia gremista Walace. Na sequência, Valdívia por falta recebe cartão amarelo.  

Uma nova troca no colorado, por lesão, sai Geferson do Inter e cede espaço para Alan Ruschel, aos 33 minutos. Aos 35, o Grêmio seguia tentando reduzir a vantagem no placar, quando Luan chutou de fora da área, mas Alisson defendeu em dois tempos. Para esquentar a partida, a torcida entoou o grito de guerra, no campo, seguia a mesma tensão por ambas as equipes, pelo Inter em fazer logo o terceiro ou manter o placar de dois gols, já pelo Grêmio, de marcar o segundo gol, o empate que lhe garantiria a taça do Gauchão.

Uma perda aos 43, pelo lado tricolor, após uma jogada isolada de Sasha, Matias Oliveira é expulso de jogo.

Foram momentos de muita emoção esta final, mesmo diante da pressão, e, dos 3 minutos de acréscimos, a torcida colorada ficou muito nervosa e com o apito final de Vuaden, gritou “É Campeão!”.

Equipes:

Internacional: 2

Alisson, Willian, Ernando, Alan Costa, Geferson (Alan Ruschel), Rodrigo Dourado, Aranguiz, Valdívia, D´Alessandro, Sasha e Nilmar (Lisandro Lopes). Técnico: Diego Aguirre

Banco: Muriel, Paulão, Alan Ruschel, Nico Freitas, Alex, Taiberson e Lisandro Lopes

Grêmio: 1

Marcelo Groe, Matias Rodrigues, Rhodolfo, Erazo, Marcelo Oliveira, Maicon, Felipe Bastos (Walace), Giuliano, Douglas, Luan e Brian Rodriguez Yuri Mamute). Técnico: Luiz Felipe Scolari

Banco: Thiago, Gabriel Silva, Walace, Junior, Lincoln, Everton e Yuri Mamute.

Cartão amarelo; Felipe Bastos(G), Marcelo Oliveira G), Ernando (I), Walace(G), Valdívia (I). Cartão vermelho: marcelo Oliveira (G).   

Gol: Nilmar (I), Valdívia (I), Aranguiz(I), Giuliano (G),

Arbitragem: Leandro Vuaden, auxiliares: Rafael Alves e Marcelo Barisson

Categoria: Inter
Tags: Gauchão, Internacional, online, Pentacampeão, Tapes

Enviar comentário

voltar para Esporte

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||