Casa da Cultura realiza exposição sobre “Pisanki”

Fonte: Ascom

Fotos: Felipe Bittencourt/PMDF

Artesanato feito em ovos faz parte da cultura polonesa

Dom FelicianoArte milenar que consiste em decorar ovos, as pisanki , representam a cultura polonesa.

Trazida para Dom Feliciano em 1995 pelo arquiteto e atual diretor de cultura, Roberto Scislewski, o projeto envolve alunos da rede municipal e estadual de ensino de Dom Feliciano.

Tradicionalmente a arte em ovos é elaborada durante a última semana da Quaresma, na semana da Páscoa, para serem abençoados no Sábado de Aleluia, ocasião em que ocorre a Benção dos Alimentos Swieconka".

Na decoração, os ovos mais utilizados são os de galinha e de madeira, no entanto, podem ser utilizados ovos de outras aves como pato, ganso, codorna e avestruz.

Os ovos são pintados e decorados pelos próprios alunos e ficam expostos na Casa de Cultura do município e, após, são avaliados e julgados por uma comissão que premia os mais belos trabalhos.

Na edição deste ano estão participando cerca de 400 trabalhos. Para visitar a exposição, basta ir até a Casa de Cultura, que funciona todos os dias, inclusive aos finais de semana.

Durante a semana o horário de atendimento é de 8h30 às 12h e das 13h30 às 17h. No sábados e domingos entre 13h30 e 17h.

Os primeiros registro de pisanki são do século X. A arte é passada de geração em geração, através de familiares ou de projetos de resgate histórico, como o de Dom Feliciano. O município é um dos poucos no Brasil a ter um projeto que contemple esta arte.  

Atletas de Dom Feliciano participam de competição de judô em Santa Cruz do Sul

Copa reuniu cerca de 350 atletas de diversas regiões do Estado

No último sábado (19) o ginásio da Unisc sediou a Copa Santa Cruz do Sul. O evento reuniu cerca de 350 atletas de diversas cidades do Rio Grande do Sul. O torneio, válido pela segunda etapa do Campeonato da Federação Gaúcha de Judô (FGJ), contou com a participação de atletas de Dom Feliciano.Dom Feliciano

Ao todo seis atletas da Equipe Soajudo participaram da competição, acompanhados do sensei e técnico Francisco Rodrigues (Sachi). 

Adair Rodrigues da Cunha (Daíco),  Eder Braga, Wesley Rodrigues e Thayran Danowski Garcia conquistaram terceiro lugar em suas categorias.

Já os atletas Fernando Rosiak Wojciechowski e Rafael Drosdoski, garantiram o segundo lugar na competição.

Em parceria com a Sociedade Amigos do Judô de Dom Feliciano (Soajudô), o Departamento de Juventude, Esporte e Lazer oferece aulas gratuitas de judô para a comunidade. As turmas estão divididas por faixa etária, a partir dos quatro anos de idade, e acontecem nos três turnos.

A prefeitura de Dom Feliciano construiu em 2015 um anexo junto ao Ginásio Municipal de Esportes. A obra teve como objetivo proporcionar melhor estrutura aos alunos e professores, em espaço adequado para a prática do esporte, além de o município fornecer quimonos para crianças carentes que participam do projeto.

 Dom Feliciano participa da Expoagro Afubra 2016

Dom FelicianoA Expoagro Afubra iniciou oficialmente na manhã desta segunda-feira (21), no Parque de Exposições da Afubra, em Rincão Del Rey, interior de Rio Pardo. Várias autoridades participaram da solenidade que marcou a abertura da 16ª edição da feira voltada para agricultura familiar.

Entre os presentes estiveram o governador José Ivo Sartori, a senadora Ana Amélia Lemos, a presidente da Assembleia, deputada estadual Silvana Covatti, o prefeito de Dom Feliciano e vice-presidente da Amprotabaco, Dalvi Soares de Freitas, entre outros. 

Acompanhado do secretário municipal de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, Jorge Dzelinski, Dalvi visitou o estande da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vieira, selecionada para participar da feira no espaço do Projeto Verde É Vida, da Afubra.

A escola foi vencedora da etapa regional, com o projeto “Horta escolar: cultura protegida e irrigação por gotejamento”, coordenado pela professora Dulce Karine Kuczynski Azambuja.

O município de Dom Feliciano também estava representado na área voltada às indústrias.

A Comercial e Indústria Thurow esta presente em mais uma edição da feira. Além de participar como concessionária da marca Mahindra, a empresa apresentou seus novos produtos de produção própria, como pulverizadores, arados, grampeadeiras, estufas de fumo, entre outros. 

“Como prefeito e vice-presidente da Associação dos Municípios Produtores de Tabaco, reafirmo a importância da Expoagro Afubra para a toda a cadeia produtiva do tabaco. O evento serve de encontro de liderança para unir forças em prol do agricultor”, destaca Dalvi. O prefeito de Dom Feliciano ainda reforçou a importância do combate da entrada do produto ilegal no país: “O cigarro contrabandeado já ultrapassa os 33% no país. Esse produto só traz prejuízos ao Brasil e especialmente aos municípios produtores, como Dom Feliciano. Precisamos combater este produto, que além dos males a economia, ainda é mais danoso a saúde, já que não passa por qualquer controle de qualidade”, afirma. 

A Expoagro Afubra vai até a próxima quarta-feira (22), e reúne mais de 400 expositores. Na edição passada mais de 84 mil pessoas passaram pelo parque de exposições. A expectativa dos organizadores é repetir o número da edição anterior.

Tags: Dalvi Soares de Freitas, online, Pisanki, Prefeitura de Dom Feliciano, Tapes

Enviar comentário

voltar para Dom Feliciano

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||