Cristal reorganiza resíduos sólidos

Fonte: Ascom/Cristal

CRISTAL REORGANIZARÁ RECOLHIMENTO DE RESÍDUOS

CristalOs agentes comunitários de saúde foram recebidos no gabinete da Prefeita Fábia Richter para uma reunião a respeito do recolhimento de entulho, poda e demais resíduos.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural e Meio Ambiente, juntamente com os agentes de saúde estão desenvolvendo mais uma campanha de conscientização da população.

Com a época de poda chegando, é normal o acumulo deste material nas ruas da cidade. Infelizmente a poda tem sido depositada, em muitos casos, junto a entulho e outros tipos de resíduos, inclusive recicláveis.

Este fato ocasiona um problema sério, pois estes itens já deveriam vir separados pelo morador que deposita o resíduo para a coleta, facilitando a destinação correta a cada resíduo.

Os agentes de saúde estão fazendo junto ao morador a orientação para que este não misture os materiais.

Após o dia 10 de junho, a prefeitura só fará recolhimento do entulho e poda se este não estiver misturado a outros tipos de lixo. Outra orientação importante é para que os moradores não mais depositem lixo em terrenos baldios ou em esquinas (focos frequentes de depósito) pois existe um calendário de recolhimento que deve ser seguido pela CoopCristal, que recolhe os recicláveis, a empresa Linter, que recolhe o rejeito, pela empresa Koletar, que recolhe a poda e pela prefeitura, que recolhe o entulho. Este calendário deve ser também seguido e fiscalizado pelos moradores, avisando a prefeitura quando houver atrasos ou não comparecimento das equipes.

Acreditamos ser possível estabelecer um meio de efetuar o recolhimento de todo o resíduo no município se cada família/residência e o poder público cumprirem sua parte.

A partir do dia 10 de junho, se houver o depósito irregular de resíduos de lixo (reciclável e não reciclável), poda, entulho e outros materiais em local impróprio, a equipe de meio ambiente notificará o morador responsável. Caso não seja possível descobrir o responsável, todos os moradores da rua em que o depósito for feito serão notificados (exceto se indicarem o responsável). No caso de persistência será aplicada multa.

Sabe-se que a maioria das famílias colaboram com a separação dos resíduos, o que facilita o recolhimento, porém, em contrapartida há pessoas que comprometem o todo com o depósito incorreto dos resíduos. Após muitas campanhas de conscientização veiculadas em rádio, mídia de internet e impressa, distribuição de cartilha e calendário de recolhimento, Cristal ainda sofre com este problema. Neste intuito, como última instância é que se aplicará a multa, para que desta forma se tenha maior responsabilidade com o destino correto do lixo que todos produzimos.

Pedimos a todas as famílias que recebam bem os agentes e sigam as orientações que este irá repassar para que tenhamos uma cidade mais limpa, pois nossa casa é nossa cidade e não só em nosso terreno. 

 

CRISTAL: BENEFICIÁRIOS DO MINHA CASA, MINHA VIDA SÃO ACOMPANHADOS POR ASSISTÊNCIA SOCIAL DO PROJETO

Com o andamento das obras que beneficiarão 19 famílias cristalenses com casas novas através do programa Minha Casa, Minha Vida, foi realizada no auditório do CAAIS uma reunião com os beneficiários.

A área de desenvolvimento social do projeto foi o foco da reunião, onde se realizou conscientização com os novos proprietários na questão do meio ambiente e destinação dos resíduos.Cristal

O projeto foi cadastrado pela atual gestão municipal no ano de 2013 junto ao Ministério do Desenvolvimento Social e contempla ações na área do desenvolvimento social. Esta foi a primeira reunião e outras estão previstas no decorrer da execução do projeto.

As obras estão em pleno andamento e além dos beneficiários diretos, também beneficia a comunidade com a criação de novos postos de trabalho para mão de obra cristalense e também para o comércio, visto que, grande parte dos materiais utilizados nas obras são adquiridos em nosso comércio.

 

CRISTAL COMEMORA SEMANA DA ENFERMAGEM

CristalEm comemoração à Semana Nacional da Enfermagem foi realizada no Centro Social de Desenvolvimento do Trabalho da Mulher Srª Maria Inêz Schlabitz uma dinâmica com a equipe de enfermagem da Secretaria de Saúde de Cristal.

Na ocasião foi incentivado através de atividades o trabalho em grupo, estratégia crucial no intuito de salvar vidas.

Parabenizamos o trabalho dedicado de toda a equipe de Cristal que atende com todo o carinho a população cristalense, contribuindo para que o município seja destaque em todo o Estado por sua abrangência em saúde.

 

 

Tags: Enfermeiros, online, Prefeitura de Cristal, Resíduos Sólidos, Tapes

Enviar comentário

voltar para Cristal

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||