Prefeito da Barra Luciano Boneberg fala da pressão ao governo

Fonte: Gazeta Centro Sul

Foto: GCS

Barra do RibeiroO município de Barra do Ribeiro completou 57 anos de emancipação no dia 17 de fevereiro.

A base de sua economia é a agricultura, principalmente a produção de arroz.

No entanto, o que torna a pequena e simpática cidade de 13 mil habitantes conhecida no Estado são suas praias de água doce, com abundância de árvores na margem do Lago Guaíba, formando cenários especiais para piqueniques em família. Neste verão, exames da Fepam (até essa semana) atestam que as praias da Barra estão balneáveis.

Política Pesada

Apesar da leveza do cenário praiano e da calmaria nas ruas da Cidade, a política partidária é pesada.

Na terça-feira, 23, a Gazeta Centro-Sul entrevistou o prefeito de Barra do Ribeiro, Luciano Beneberg (PSD), um político bom de briga, que enfrenta diariamente uma oposição ferrenha, formada por um bloco de partidos, com lideranças tradicionais.

Boneberg, advogado de 45 anos, já foi vereador em três legislaturas, presidente da Câmara, secretário de Governo, vice-prefeito e prefeito. Foi eleito em 2009 como vice-prefeito de Walter Naibert, pelo PP.

Com a morte do ex-prefeito, em março de 2011, assumiu o Executivo. Segundo Boneberg, como tinha sido “escanteado” pelos partidos da coligação (PP, PSDB e PMDB), ao assumir o Governo Municipal exonerou praticamente todos os secretários e seus assessores, comprando uma briga intensa, que persiste até hoje.

Em 2012, Luciano foi reeleito pelo PSD, concorrendo contra os “grandes” da Cidade. A vitória gerou cinco processos na Justiça, com pedidos de cassação, duas breves saídas (poucas horas) por decisão judicial, mas ele se mantém no cargo, também por decisão da Justiça, com ganho de causa no Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O PSDB recorreu da decisão e um dos processos segue no TSE. Dos nove vereadores na Câmara, apenas dois apoiam o Governo.

Situação do Município

O prefeito Luciano Boneberg disse à Gazeta que é difícil administrar, tendo que se defender de acusações e pressões diárias. No entanto, não demonstra cansaço, pelo contrário. Ressaltou que enxugou a máquina da Prefeitura e toca o Município com orçamento anual de R$ 37 milhões (2015) de forma equilibrada e com obras.

Boneberg disse que as contas de Barra do Ribeiro estão em dia (quitou dívida com o INSS), assim como os salários dos cerca de 320 servidores. Todos recebem vale-refeição de R$ 455,00 mensais. Somente três professores não recebem o Piso Nacional do Magistério.

O convênio com a Beneficência Portuguesa para reabrir o Hospital Municipal se mantém estagnado, aguardando assinatura do Governo do Estado. Segundo o prefeito, foram reabertos três Postos de Saúde no Interior.

Ele destacou, ainda, que seu Governo pavimentou trinta e duas ruas nos bairros Pavão, Mate Doce, Três Vendas e Picada, utilizando blocos de concreto, sendo 27 delas em 2015. E construiu, também, um Calçadão no Bairro Picada.

Luciano Boneberg concluiu a entrevista destacando o trabalho de sua equipe, lembrando que, apesar da crise econômica do País, Barra do Ribeiro é uma cidade organizada, com as contas em dia, obras e dinheiro no caixa.

 

 

Tags: Administração Municipal, Barra do Ribeiro, Luciano Boneberg, online, Tapes

Enviar comentário

voltar para Barra do Ribeiro

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||