Arambaré faz reunião com pescadores e moradores

Fonte: Prefeitura de Arambaré

Prefeitura faz reunião com pescadores para definir projeto junto ao Ministério da Pesca

ArambaréAconteceu, segunda-feira (11/05), uma reunião entre pescadores, Emater/Ascar e a Prefeitura Municipal de Arambaré.

O objetivo foi dialogar com os pescadores projetos que serão apresentados junto ao Ministério da Pesca. A ideia é tentar construir infraestrutura necessária que viabilize a venda do pescado no município.

Entre as demandas há a necessidade de Câmara Fria, Fábrica de Gelo, Caminhão Frigorífico, espaço para beneficiamento do pescado, atracadouros para as embarcações e pontos de venda.

Eduardo Silva, Secretário do Planejamento, ressaltou que: “[...] estaremos elaborando dois projetos que contemplem as necessidades dos pescadores, um maior abrangendo o todo que foi debatido na reunião e outro atendendo as demandas mais urgentes, que são a Câmara Fria e a Fábrica de Gelo. Tentaremos que pelo menos um seja aprovado”.

Segundo Neuza Voss (EMATER/Ascar), “[...] se conseguirmos viabilizar qualquer um dos projetos, a vida dos nossos pescadores irá melhorar muito, além de promovermos uma ação que será muito importante para o desenvolvimento desta atividade em nossa região”.

Os projetos serão apresentados junto ao Ministério da Pesca e passarão por um processo de seleção que identificará as principais necessidades e as disponibilidades orçamentarias do Governo Federal. O prazo final de entrega é 27/06/2015.

Governo reúne moradores para implantar habitação popular

No último sábado (09/05), a Prefeitura Municipal de Arambaré promoveu duas reuniões no município, uma em Santa Rita do Sul e a outra no CRAS no centro da cidade, respectivamente.Arambaré habitação

O objetivo da reunião foi apresentar o Programa Minha Casa Minha Vida do Governo Federal aos moradores do município, a fim de melhorar as condições de moradia para as famílias de baixa renda.

Na oportunidade houve a apresentação das possibilidades do programa pela Cooparroio, através de Jussara Lanfermann.

A Cooparroio é uma cooperativa habitacional com experiência na execução desse Programa em municípios como São Leopoldo, Rio Grande, Cachoeira do Sul e outros.

Segundo o Secretário do Planejamento Eduardo Silva “[...] o papel da Prefeitura nesse processo é o de facilitador, ou seja, aproximaremos a Caixa Econômica Federal, a Cooperativa e os moradores, promovendo as ações necessárias para viabilizarmos o Programa, mas as regras são de responsabilidade da Caixa e a Execução do processo por conta da Cooperativa.”.

O Programa consiste na liberação de financiamento da Caixa para os moradores visando a construção de moradia urbana e rural, bem como reformas de habitações rurais.

A Prefeita Joselena Scherer afirmou que: “[...] a questão da moradia para as pessoas é muito importante e estamos trabalhando para a execução deste Programa bem como a regularização para a entrega das escrituras do Loteamento Popular aos seus moradores, mas apesar da demora nos trâmites legais, estamos confiantes no resultados das nossas ações.”.

Um dos pré-requisitos é que o morador esteja com o terreno onde será construída a moradia em seu nome e sem entraves legais ou judiciais. Para os que ainda não possuem a escritura em seu nome e/ou estejam com alguma pendência, a Assistente Social encaminhará para o Assessor Jurídico da Prefeitura Gustavo de Ávila Neri.

As pessoas que estão buscando acessar este programa deverão comparecer na Assistência Social, responsável pelo cadastramento das famílias, para atualizar o seu Cadastro Único. Após deverão conversar com a Assistente Social Claudia Lopes também, na Assistência Social. Dúvidas poderão ser sanadas com Eduardo Silva na Prefeitura e com Claudia Lopes na Ação Social.

Baterias Saraiva

Tags: Joselena Scherer, online, Pescadores, Prefeitura de Arambaré, Tapes

Enviar comentário

voltar para Arambaré

left normalcase show fsN tsN fwR|left tsN fwB b03s bsd|left fwR show tsN center|c05||image-wrap|login news b01 fwB tsN fwR tsY c10 bsd|normalcase tsN c05 sbss|normalcase c10|login news b01 normalcase c05 c10 bsd|tsN normalcase c05 sbss|signup|content-inner||